Georreferenciamento das Unidades Escolares da Rede Pública de Salvador – 2001

A Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria do Planejamento Ciência e Tecnologia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, oferece ao público este estudo de Georreferenciamento das Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Município de Salvador, que tem por objetivo subsidiaras atividades de planejamento e dimensionamento da oferta de ensino.

Para a realização deste trabalho foram utilizadas as melhores e mais atualizadas fontes de informação disponíveis.

O Censo Escolar reúne informações referentes à matrícula nos diversos níveis e modalidades de ensino, funções docentes, número de escolas e dados cadastrais das unidades escolares. Adicionalmente, disponibiliza informações que permitem calcular os indicadores relativos ao movimento e rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono). Na Bahia, o Censo Escolar 2001 levantou dados de aproximadamente 4,9 milhões de alunos, em 28.407 escolas, distribuídas entre os 417 municípios do Estado.

Baseado em tecnologias de geoprocessamento, o INFORMS – Sistema de Informações Geográficas Urbanas do Estado da Bahia, de responsabilidade da CONDER, reúne dados cartográficos, cadastrais, socioeconômicos, institucionais e físico-ambientais relativos à Região Metropolitana de Salvador e outras áreas urbanas do estado. Os setores escolares definidos em 1994 foram ajustados de modo a garantir a compatibilidade com as Unidades Espaciais de Referência – UER do INFORMS, possibilitando assim a recuperação dos dados provenientes dos censos demográficos realizados pelo IBGE em nível de setor censitário.

Capa Georreferenciamento Unidades Escolares 2001

Capa Georreferenciamento Unidades Escolares 2001