Caderno Informs 2 – Traçado de Eixos de Logradouros – 2008

A série de publicações CADERNOS TÉCNICOS INFORMS, elaborada pela equipe da Coordenação do Sistema de Informações Geográficas Urbanas do Estado da Bahia – INFORMS, visa sistematizar procedimentos dentro de padrões preestabelecidos na geração das informações de uso comum, que buscam tornar a base de dados desse sistema um produto de fácil utilização e disseminação entre os agentes prestadores de serviços públicos e privados e a comunidade de uma forma geral.

A publicação CADERNO INFORMS 2 – Traçado de Eixos de Logradouros objetivou aliar o conhecimento técnico, já estabelecido, com a ocupação urbana, já consolidada, nos diversos municípios da Região Metropolitana de Salvador – RMS, visando a montagem de uma malha de eixos de logradouros que pudesse refletir o sistema viário existente. Assim sendo, este caderno registra os critérios e procedimentos adotados na geração da malha de eixos de logradouros dos municípios do estado da Bahia, servindo como referência a outras atividades afins.

O eixo do logradouro é o traçado que materializa geograficamente o logradouro, servindo de apoio às malhas de circulação e/ou de endereçamento imobiliário, pressupondo a utilização de sistema de geoprocessamento.

Os critérios e procedimentos estabelecidos no Caderno INFORMS 2 – Traçado de Eixos de Logradouros referem-se aos eixos voltados para o endereçamento imobiliário urbano, utilizando-se o Sistema de Gerenciamento da Base de Dados Geográficos Municipais – Geopolis. No processo de geração dessa malha, foram identificadas dificuldades no estabelecimento rígido de algumas normas e procedimentos para futuras aplicações, visto que o traçado de eixos é elaborado, na maioria das vezes, para cidades com uma malha viária já implantada.

Buscou-se, dessa forma, a definição de uma metodologia para procedimentos de traçado de eixos que pudesse agregar critérios técnicos aos processos de ocupação urbana já consolidados. Para tanto, a identificação da existência de um sistema métrico linear de endereçamento já estabelecido, total ou parcialmente implantado, foi determinante na concepção dos procedimentos adotados para a geração da malha de eixos de logradouros.

Capa Caderno Informs 2 - Traçado Eixo de Logradouro

Capa Caderno Informs 2 – Traçado Eixo de Logradouro