Sobre Serviços Web

Serviços Web têm sido amplamente utilizados e já se mostraram uma excelente alternativa para o compartilhamento de informações, dados e serviços na web. O método de download de arquivos (shapefile, kml, etc.) possui o inconveniente de fornecer ao usuário uma versão do dado numa determinada data, ou seja, o dado é estático. Esses arquivos locais tornam-se desatualizados assim que modificações são feitas no dado original. Nesse cenário um usuário precisaria estar sempre recebendo o arquivo físico mais recente para ter acesso ao dado mais atual. Serviços web, por outro lado, sempre apresentam a versão mais recente já publicada daquele determinado dado. Um usuário pode compor um mapa numa ferramenta GIS por uma URL para um serviço (como por exemplo, eixos de logradouros) e com isso sempre irá trabalhar com a versão mais atual do dado.

A Open Geospatial Consortium (Consórcio Geoespacial Aberto) é uma organização voluntária internacional de padrões de consenso. No OGC, mais de 280 organizações comerciais, governamentais, não-lucrativas e instituições de pesquisa do mundo todo, colaboram num processo de consenso aberto encorajando o desenvolvimento e a implementação de padrões para conteúdo e serviços geomáticos, SIGprocessamento de dados e troca. Anteriormente era conhecido por Open GIS Consortium ou Consórcio OpenGIS.

Baseado na chamada especificação abstrata – descrevendo um modelo básico de dados para características (features) geográficas a serem representadas – um número crescente de especificações estão sendo desenvolvidas para servir às necessidades específicas para localização e tecnologia geomática interoperável, incluindo SIG/GIS, e tecnologia geomática, incluindo GIS.

As especificações mais importantes da OGC:

• WMS – Serviço de mapa pela internet
  • WFS – Serviços apresentado pela internet
  • WCS – Serviço de cobertura pela internet
  • CAT – Serviço de Catálago pela internet
  • GML – linguagem de marcação de geografia

Para aprender a utilizar serviços WMS, mais especificamente como adicionar conteúdo desses serviços nas ferramentas QGIS e ArcGIS, assista nossos tutoriais abaixo. Se você utiliza uma ferramenta diferente ou se precisar de maiores esclarecimentos, por favor entre em contato conosco pelos nossos telefones ou mande-nos um e-mail. Ficaremos muito satisfeitos em ajudá-lo.

Tutorial Adicionando Serviços WMS no QGIS:

Tutorial Adicionando Serviços WMS no ArcGIS:

• Conheça nosso acervo no Catálogo de Serviços