5 de outubro de 2016

Geopolis CTM

O Geopolis CTM (Cadastro Técnico Multifinalitário) é um sistema para o cadastro e gestão dos logradouros públicos que formam o sistema viário municipal e todas as informações associadas a eles como equipamentos urbanos, infraestrutura e pontos de interesse.  A aplicação permite a criação, edição e consulta dos logradouros, impressão do boletim de cadastro individual dos logradouros e impressão de mapas para áreas selecionadas.

Geopolis CTM - Traçado de Logradouro

Geopolis CTM – Traçado de Logradouro

O sistema opera na internet, através do consumo de serviços remotos, armazenamento as informações no banco de dados do INFORMS, permitindo o acompanhamento e suporte pelo INFORMS do trabalho realizados nos municípios.
O INFORMS realiza o treinamento da equipe técnica dos municípios e dá suporte para a realização do trabalho, que visa, dentre outros, a aprovação de lei pela câmara do município reconhecendo os logradouros cadastrados, informação que também poderá ser associada aos logradouros cadastrados no sistema através da inserção do ato normativo.

Geopolis CTM - Cadastro de Ponto de Interesse

Geopolis CTM – Cadastro de Ponto de Interesse

O cadastro de logradouros e das informações associadas à eles dão suporte na gestão territorial, cobrança de tributos sobre imóveis e melhor prestação de serviços, como por exemplo na sua utilização para o cepeamento, que trata-se da atribuição de CEP aos logradouros, permitindo a correta entrega de correspondências, serviço realizado pelos Correios apenas quando os logradouros do município estão legalmente aprovados pela câmara de vereadores.

Vídeo sobre o Geopolis CTM

Neste vídeo, apresentado na ocasião do evento Geopública 2017 realizado na SEINFRA, são exibidas as principais operações e funcionalidades disponíveis no sistema.